Quero ser empresário – Como devo começar?  

Vou relatar aqui um pouco da minha experiência, pois sei que muitos jovens ou não tão jovens, devem se perguntar “como devo começar para ser empresário?”. É comum muita gente ter o sonho de se tornar empresário, pensar que vai abrir seu negócio e tudo vai dar certo, ponto comercial, instalações, clientes, funcionários e fornecedores, […]

Vou relatar aqui um pouco da minha experiência, pois sei que muitos jovens ou não tão jovens, devem se perguntar “como devo começar para ser empresário?”. É comum muita gente ter o sonho de se tornar empresário, pensar que vai abrir seu negócio e tudo vai dar certo, ponto comercial, instalações, clientes, funcionários e fornecedores, além do dinheiro para o investimento, pois bem, não funciona bem assim não, ao longo dos meus 24 anos de empresário contábil vi inúmeras pessoas começarem e não terminarem bem. No meu caso resolvi abrir meu escritório contábil aos 22 anos, porém já aos 8 anos observando meus tios contadores resolvi que também seguiria esta profissão e aos 18 anos já havia comprado mesa, máquina de datilografia, máquina de calcular e arquivos para me preparar, tive a “sorte” (aprendi que sorte significa o encontro da capacidade com a oportunidade) de ter exemplo na família, mas também tive que lutar muito.

Mas como deve ser o começo?

Se você quer começar pelo mais certo, inicie fazendo um  Plano de Negócio, prepare-se pois as chances de sucesso são muito maiores. O Plano de Negócio terá o objetivo de deixar mais clara a sua idéia e a viabilidade de sua implantação. Procure fazer um breve relato das características do negócio, mencionando o que é o seu negócio, quais os principais produtos ou serviços, quem serão seus clientes, onde você localizará a empresa, qual será o capital a ser investido, mensure quanto deverá ser seu faturamento mensal, qual o lucro esperado e quanto tempo você acredita que o capital investido retorne.

Além dos dados do seu negócio, é importante avaliar a experiência profissional e atribuições dos sócios e como será possível utilizar isso a favor do seu negócio, avalie também qual será a forma jurídica da empresa, seu enquadramento tributário, o valor necessário para o capital social e de onde você vai retirar o recurso.

Isto posto, é hora de analisar o mercado, ver se você terá clientes para o produto, quem são seus concorrentes e quem será seu fornecedor. Lembre-se da estratégia de vendas e prepare um Plano de marketing com estratégias de negociação, promoções e vantagens em relação à concorrência. Prepare seu plano operacional, observando bem a capacidade produtiva, os processos, pessoal necessário e layout do estabelecimento.

Faça um Plano financeiro, nele estime investimentos, faturamento, custos, despesas e uma previsão do seu demonstrativo de resultados com os indicadores de viabilidade (Ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade, prazo de retorno do investimento). Depois disso tudo avalie seu plano de negócio revisando ponto a ponto e desta forma com certeza o seu sucesso estará bem encaminhado.

Autor:
Jefferson José Marquezan
Empresário Contábil
Economista e
Consultor Contábil Financeiro